A PRATICA VOCAL


"Louvai ao Senhor, porque é bom e agradável cantar louvores ao nosso Deus, fica-lhe bem o cântico de louvor" - Salmos 147:1.
Dentro do ministério de música, a área vocal costuma ser uma das mais problemáticas. Sentindo tal carência queremos lançar alguma luz sobre este assunto. Vamos pensar juntos, sugerir caminhos e incentivar você a buscar um padrão de excelência nesta área maravilhosa da música e do ministério .
Enfim, qual a função e importância do grupo vocal dentro da ministração? Vamos ao termo americano "backing vocal". "On the back", significa estar atrás, o que está atrás serve de apoio.
A função do vocal consiste em apoiar o dirigente de louvor em três áreas específicas. Vejamos:
1- MUSICAL
"Entoai-lhe um novo cântico, tangei com arte e com júbilo" - Salmos 33:3. - Cantando a melodia: muitos ignoram, mas é muito difícil cantar bem em uníssono. E no uníssono que ficam claros os dois maiores problemas do vocal: afinação e timbragem. Se o grupo vocal não conhece bem a letra, a melodia, ou canta a melodia de maneira errada, não irá apoiar o dirigente, irá derrubá-lo! Certifique-se de que todo o grupo tenha aprendido a mesma melodia, métrica, e letra. O grupo pode cantar a melodia lentamente, prolongando a duração das notas ou sílabas em que existem dúvidas. EX: “Pela Fé no filho de Deus sou vence - do - o - or”.
Se o problema for métrico, tente fazer com que todo o grupo bata palmas em cada ataque silábico e confira se há alguém batendo sílabas erradas.
É fundamental que o ensaio vocal tenha sempre o apoio de um instrumento harmônico bem afinado, assim, enquanto o vocalista canta, poderá perceber sua voz e comparar sua afinação com a do instrumento; progressivamente os problemas de afinação serão resolvidos.
Quanto a timbrarem, agrupe primeiro as pessoas de timbres semelhantes. Durante alguns ensaios, mantenha esta formação, respeitando os semelhantes naipes. Depois, alterne-os progressivamente. Faça brincadeiras de imitação e percepção, até conseguir um som equilibrado.
No timbre se manifestam problemas como rouquidão , som anasalado, ar na voz, vibrato excessivo, que só pode ser resolvido com as correções da técnica vocal.
- Cantando arranjo: um grupo só pode começar a cantar arranjos quando é capaz de fazer um bom uníssono. Comece com arranjos a duas vozes. Firme bem as vozes separadamente e sempre ofereça um registro visual. Se o grupo não lê partitura, invista 30 minutos do ensaio para este aprendizado. A longo prazo isto facilitará muito o trabalho. Você também pode usar cifras ou simples apontamentos alturas.Todo arranjo vocal deve estar baseado na harmonia. E impossível abrir vozes sem pensar em acordes. Aqui você também deve parar e verificar cada acorde pelo prolongamento de notas. Existe sempre alguém que diz saber tirar o contralto ou o tenor. Dificilmente esta pessoa desenvolve uma segunda melodia correta comparada com a melodia. Estas vozes são sempre paralelas e se tornam cansativas. Não é interessante que a música tenha arranjo vocal desde o primeiríssimo acorde. De preferência ao refrão e as repetições pôr uma questão de dinâmica.
- Solistas e desenhos: dentro do grupo vocal, alguns desenvolvem um estilo de cantar mais particular. Eles são os solistas, os que fazem pequenas variações na melodia (desenhos), e responsivas. Isto normalmente vem enriquecer a dinâmica, mas tem sua hora e lugar. Cuidado com os exageros.
Se você quer desenvolver este lado da improvisação, comece cantando escalas maiores, menores, arpejos, inversões. Desta forma seus desenhos ficarão mais interessantes.
2- EXPRESSIVA
"O coraçao alegre aformoseia o rosto" - Provérbios 15:13.
- Expressão facial: tenho a impressão de que, se algum deficiente auditivo nos observasse cantando, acharia que algo muito terrível nos aconteceu para estarmos com aquele "semblante fúnebre". Os momentos de louvor e adoração são momentos de reverencia sim, mas de profunda alegria e prazer. Em contrapartida, existem aqueles que fazem tantas caretas e gestos, que nos sentimos de volta a infância , na escolinha dominical. Sugestão: Cante em frente ao espelho ! Note se você esta sendo convincente.
- Expressão corporal: o grupo vocal tem que estar em harmonia consigo mesmo e com o dirigente do louvor. Se entramos num cântico de adoração e o dirigente diz: "Levante suas mãos ...", faça isto. Se num momento de júbilo ele está dançando e pulando na presença de Deus acompanhe-o (Salmos 150:4).
É verdade que onde está o Espírito há liberdade, mas no momento da ministração somos uma equipe que tem como objetivo apoiar o dirigente e incentivar o povo. Muita informação atrapalha. Temos que concordar e reforçar a informação que o dirigente tem a transmitir. No momento do ensaio você pode exercitar através de brincadeiras descontraídas.
Faça uma lista de músicas, sorteando-as entre os vocalistas e peça para que eles deixem claro ao grupo qual é a música, somente através da expressão facial e corporal. Coloque seu grupo para dançar (com equilíbrio).
- Trajes: para o Senhor tudo tem que ser o excelente. É importante estarmos vestidos de maneira discreta e apropriada ao lugar onde estiver ministério, tipo culto de ceia, acampamento de jovens, evangelismo, etc. Cuidado com cores chamativas, roupas justas ou curtas demais, trajes muito casuais ou exageradamente chiques.

3- ESPIRITUAL
"Porque de Deus somos cooperadores ..." - I Coríntios 3:9.
O grupo vocal deve estar em uníssono com o dirigente de louvor também nesta área. Sobre o dirigente repousa tanto a responsabilidade quanto a autoridade. O grupo vocal precisa apoiá-lo em intercessão, amor, sempre oferecendo uma palavra de ânimo.
Devemos estar sempre receptivos e prontos a acatar aos lemas, alvos e sonhos que Deus quer nos revelar através dele. Onde há unidade em Cristo, há vitória!
DICAS GERAIS
- É importante fazer exercícios de relaxamento e aquecimento antes de cantar e desaquecimento após o período de atividade vocal.
- Faz mal: Raspar a garganta, balas que gelam a mucosa, alimentar-se demais ou de menos, anestésicos como o gengibre.
- Faz bem: Beber água, repousar oito horas por noite, exercícios físicos, comer maça.
- Os ensaios devem ser feitos pelo menos uma vez por semana, com no mínimo duas horas de duração. Mantenha pontualidade e objetividade nos ensaios. Lembre-se: o objetivo do ensaio é ENSAIAR!!!
- Procure equilibrar os volumes dos microfones. Ele deve sempre ser colocado em frente a boca, a 90o do rosto e manter a distância mínima de 3 dedos e máxima de 5.
- Ao procurar um professor de canto, confira se, em seu vocabulário existem as palavras: relaxamento, diafragma, colocação, desaquecimento, leitura e estilo. Nem sempre um bom cantor é um bom professor de canto.
Escrito por Mirella de Barros Antunes (Professora de prática vocal, teoria e percepção)

Um comentário: