Uma arvore chamada Oficina G3


Sem dúvida nenhuma um dos maiores Ícones do Gospel Rock Brasileiro a banda Oficina G3 é ponto de referencia para grande parte das bandas desse segmento. São duas décadas de história, muito louvor e muitas almas chegando ao conhecimento e a salvação em Cristo através da palavra cantada.Não bastasse ser considerada a maior banda gospel Rock tupiniquin, Oficina G3 é uma grande arvore frutifera, cujo alguns ramos se soltaram e hoje tambem florecem e produzem bons frutos, voce vai entender melhor do que estou falando no decorrer dessa matéria, antes vamos saber como tudo começou.
Em meados de 1988,na Igreja Cristo Salva existiam dois grupos de louvor e um terceiro grupo foi criado para suprir a escala e melhor aproveitar os músicos da igreja. E foi neste grupo 3 que Juninho Afram (guitarra), Wagner Garcia "Maradona" (baixo) e Walter Lopes (bateria) passaram a tocar juntos. Por causa da amizade, gosto musical e a mesma visão evangelística, eles passaram a encarar o Grupo 3, não apenas como um grupo para suprir a escala, mas como uma banda de verdade e acreditar que Deus tinha algo especial para eles.
Nessa mesma época juntaram se a eles Luciano Manga (vocal) e Túlio Régis (vocal), que também faziam parte da igreja, e já cantavam com eles no louvor, vieram para assumir definitivamente os vocais do G3.
Em 1990, a banda gravava seu primeiro LP "ao vivo" e foi neste dia que nasceu oficialmente a banda OFICINA G3.Com a saída de alguns integrantes, Duca Tambasco (baixo) e Jean Carllos (teclado) se juntaram à tropa, e já gravaram a partir do terceiro CD, Indiferença (1996). Mas Duca já havia participado como convidado especial em Nada É Tão Novo, Nada É Tão Velho, na versão CD (1994). Com a saída de Manga, PG assumiu o vocal a partir do CD Acústico (1998), mas saiu em 2004 para abraçar uma carreira solo.
Atualmente, a formação principal conta com Duca Tambasco, Jean Carlos, Juninho Afram e o mais recente membro Mauro Henrique nos vocais.
A história que começaram a escrever na pequena e revolucionária igreja do Tio Cássio (como era chamado o fundador da Cristo Salva) é repleta de episódios marcantes e surpreendentes. Deus escolheu cada componente, restaurando suas vidas e manifestando Seu poder de forma muito especial. "Se fôssemos contar a história de cada um, ficaríamos horas contando as maravilhas e milagres. Alguns de nós, Deus tirou das drogas, do álcool e outros de uma vida cristã de fachada", compartilha Juninho, também compositor.
Durante esses anos de carreira, muitos dos músicos que trabalharam junto ao Oficina G3 continuaram as suas carreiras quando saíram do grupo: PG, Luciano Manga,Tulio Régis, Walter Lopes e Déio Tambasco que tambem teve uma passagem pelo G3, por exemplo, obtiveram considerável sucesso em suas carreiras após sairem do Oficina G3, alguns em carreira solo, outros em novos grupos músicais.Eis alguns exemplos:
Walter Lopes
Judas, o outro - Jovem demais

Walter Lopes é natural de São Paulo. Sua carreira começa no momento da revolução da música Gospel no Brasil. Foi um dos precursores e pioneiros do rock evangélico brasileiro. Sua carreira começa com o arrojo de sua história com a bateria, sendo muito parecida com de alguns músicos americanos. De família evangélica, teve seu primeiro contato com o na instrumento na Igreja que freqüentava.
Gravou seu primeiro trabalho em 1986. Foi um dos fundadores de uma das bandas de maior renome no meio Gospel (Oficina G3), participou de três trabalhos gravados ao vivo: “Ao Vivo”, em 1990, e “Acústico Ao Vivo”, também em DVD em 1998. Em 2000 gravou o DVD “O Tempo”. Possui ao todo, seis CDs e três coletâneas com a banda. Também participou em 2001 do Rock in Rio 3.
Após a saída da banda, lançou o trabalho solo Na Estrada, seu CD. Com músicas próprias, de convidados e hinos tradicionais, demonstrou versatilidade e dinâmica. Logo após ingressou na banda Judas, o Outro, e lançou junto a eles um CD homônimo.
Em 2008, planeja para o primeiro semestre de 2008 a produção de seu novo CD Instrumental denominado Contra-Fluxo e também um DVD-aula.

Luciano Manga
Apesar de não ter nascido em lar evangélico, converteu-se ao protestantismo ainda jovem, em 1977, num acampamento para jovens. Freqüentou por quatro meses a Igreja Batista de Perdizes em São Paulo, porem como era muito longe de sua residência, começou a freqüentar a igreja Cristo Salva (Tio Cássio), mais próxima. Foi nesse lugar que acabou se envolvendo com a música e foi aonde surgiu o Oficina G3, na qual entrou enquanto ainda estava começando, apesar de não ser um dos fundadores. Acabou se tornando vocalista da banda junto com Túlio Régis. Em 1989 foi ordenado pastor.
Acabou saindo da igreja em 1990 e foi juntamente com amigos plantar uma comunidade cristã, mas acabou por se desligar da iniciativa após um ano e foi para a igreja Metodista, onde estava a frente dos projetos evangelísticos. Trabalhou também na capelania da Universidade Metodista, onde também fazia teologia. Por essa mesma época lançou o primeiro álbum com o Oficina G3, Ao Vivo. Em 1992 foi convidado para ser pastor da Renascer em Cristo e lá acabou desenvolvendo inúmeros ministérios. Trabalhou na organização dos SOS da Vida, Marcha para Jesus, conferências proféticas e foi locutor das rádios Imprensa FM, Nacional AM, Gama FM e Manchete Fm tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro.

Tulio Regis:
Foi pastor da Renascer Mooca em 1996 e no final deste mesmo ano foi enviado para o Rio para plantar igrejas. Ficou à frente da Renascer Copacabana e depois da Renascer da Barra da Tijuca. Desligou-se de suas funções como bispo em 1998, e também da banda Oficina G3, em função da carreira pastoral, que demandava mais do seu tempo.
Acabou desenvolvendo um relacionamento com a Vineyard e a partir daí começou a trabalhar com um grupo. Em maio de 2003 fundou junto a outros colegas a Vineyard Rio. Hoje é pastor da Vineyard Rio e participa da equipe da Vineyard Music. Participou das gravações dos cds Vem esta é a hora e Entrega da Vineyard. Gravou também em 2003 os cds Fóssil Praise pela Ágape Praise e Sol a Meia Noite pela Zekap Gospel.
O novo Cd do Tulio Regis (ex-oficina G3): “PARA TI” conta com novas versões de musicas como “Naves Imperiais”, “Comunicação”, de sua autoria e outras.
Ele é dos fundadores da banda Oficina G3, compositor, músico e ministro de adoração, Túlio Regis hoje tem por característica ministrar a palavra aos jovens numa linguagem contextual de temas atuais, sua musica é o rock e o pop/rock “louvor adoração”.


PG


Nasceu na cidade de São Paulo, no dia 18 de maio de 1976. Iniciou seu contato com a música ainda aos 6 anos de idade, quando sua família mudou-se para Batatais.
Após perder o pai, aos 14 anos de idade, PG mudou-se juntamente com sua mãe para a cidade de Lucélia. Nesse período de sua vida conheceu o submundo do alcoolismo e das drogas ilegais.
Em 1993, voltou para São Paulo, para trabalhar em uma loja de discos na Galeria do Rock. Na época do carnaval do mesmo ano, foi convidado por um primo para assistir a um show de grupos musicais cristãos. PG, ficou sensibilizado com as mensagens das músicas das bandas Kadoshi (ex-Actos 2), Katsbarnea e Oficina G3. No mesmo dia se converteu ao protestantismo e decidiu levar uma vida com preceitos cristãos. Logo iniciou o seu discipulado na Igreja Renascer em Cristo.
Depois de dois meses ingressou em uma banda liderada pelo primo, a Sanctuarium Band, tocando baixo. Depois de um ano, formou juntamente com os amigos Daniel e Marcelo Feijão a banda Corsário. Foi nessa época que compôs as músicas "Necessário" e "Autor da Vida", que mais tarde foram gravadas pela banda Oficina G3.
PG participou de alguns outros projetos musicais, até que no final de 1997, foi convidado para ingressar no grupo Oficina G3. Com o Oficina G3 gravou quatro CDs e dois vídeos (Acústico e O Tempo).
PG saiu da banda Oficina G3 em dezembro de 2003. Segundo ele mesmo, o motivo da saída da banda foi sua nomeação para pastor de sua igreja. No dia 21 de junho de 2003, foi nomeado, juntamente com sua esposa Rosana, pastor na Igreja Comunidade Cristã Evangélica Estrela da Manhã.Atualmente PG é artista da gravadora MK Publicitá, onde já lançou quatro CDs e um DVD.

Um comentário:

  1. OFICINA G3 É UMA DAS MELHORES BANDAS DE ROCK'ROLL GOSPEL DO MUNDO

    ResponderExcluir